','

'); } ?>

Lula cita Trump ao defender reforço das Forças Armadas para evitar surpresas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira, 26 de junho de 2026, que o Brasil precisa ampliar o poder de dissuasão militar para não ser surpreendido em meio ao atual cenário internacional de conflitos. O pronunciamento ocorreu em Itajaí, Santa Catarina, durante a cerimônia de batismo da fragata Cunha Moreira.

Lula mencionou declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como justificativa para investir na defesa nacional. Segundo o chefe do Executivo brasileiro, Trump teria manifestado intenção de assumir o controle da Groenlândia, do Canadá e do Canal do Panamá. Lula afirmou não desejar guerra, mas ressaltou a necessidade de proteger o território, as extensas fronteiras e riquezas como o petróleo da costa brasileira.

O presidente avaliou que o mundo passa pela “maior concentração de conflitos desde a Segunda Guerra” e observou que “ninguém respeita quem não se respeita”. Ele informou que a questão da defesa será incluída em seu programa de governo para estabelecer compromissos públicos sobre o modelo de proteção desejado para o país.

No mesmo evento, Lula citou reclamação do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre o orçamento atual de R$ 142 bilhões, considerado insuficiente para as necessidades das Forças Armadas.

As críticas de Lula a Trump vêm desde o ano passado, motivadas pelas ameaças de controle da Groenlândia e do Canal do Panamá. O presidente brasileiro também reagiu depois que os Estados Unidos classificaram as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas. Na avaliação do governo, essa medida pode abrir espaço para ações mais rigorosas dos norte-americanos e, em hipótese extrema, fundamentar uma eventual operação militar em território brasileiro.

Outro ponto mencionado por Lula refere-se à possibilidade de nova tarifação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Ainda nesta sexta-feira, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, enviou carta ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) respondendo a um pedido para evitar nova rodada de tarifas.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *