','

'); } ?>

Lula debate plano de Trump para Gaza com Mahmoud Abbas e ainda avalia integrar Conselho da Paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (22) com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, sobre a proposta de paz apresentada mais cedo pelo líder dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Faixa de Gaza. Durante o diálogo, Lula recebeu convite para que o Brasil faça parte do Conselho da Paz sugerido por Trump, mas ainda não definiu se o país irá aderir.

Em nota oficial, o governo brasileiro informou que Lula manifestou satisfação com o cessar-fogo em vigor no território, pediu a Abbas avaliação sobre as possibilidades de reconstrução da região e reafirmou o compromisso do Brasil com a pacificação do Oriente Médio. Ambos trocaram impressões sobre o plano norte-americano e concordaram em manter contato sobre o tema.

Pouco antes, o chefe do Executivo brasileiro manteve conversa telefônica de aproximadamente 45 minutos com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Segundo comunicado conjunto, os dois discutiram o cenário internacional, reiteraram a defesa de uma reforma ampla das Nações Unidas e do Conselho de Segurança e confirmaram a preparação da visita oficial de Lula a Nova Délhi, prevista para fevereiro.

A nota destaca que Lula e Modi reiteraram apoio ao cessar-fogo em Gaza, ao multilateralismo e à democracia. Ainda conforme integrantes do governo brasileiro, pontos do plano de Trump despertaram dúvidas, entre eles a ausência de consulta direta à população local e o risco de esvaziamento das atribuições da ONU, órgão cujo fortalecimento é defendido por Lula, mesmo com a proposta de reforma.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *