O deputado federal Eli Borges (Republicanos) lançou, nesta sexta-feira, 27, em Araguaína, sua pré-candidatura ao Senado. A cerimônia foi utilizada para fortalecer a base governista na região norte do Tocantins e contou com o respaldo da senadora e pré-candidata ao governo, Professora Dorinha Seabra (União Brasil), além do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
No discurso, Eli Borges agradeceu o apoio de Dorinha e recordou a colaboração mantida pelos dois em Brasília durante os mandatos que dividiram na Câmara dos Deputados, citando o período em que presidiu a Frente Parlamentar Evangélica. A senadora, por sua vez, afirmou que a convergência de votos em pautas estratégicas para o Tocantins sustenta a escolha do deputado para a disputa majoritária, lembrando o tempo em que liderou a Bancada Feminina.
Dorinha ressaltou que a bancada tocantinense na Câmara é composta por apenas oito deputados federais e defendeu critérios rigorosos dos eleitores na definição dos representantes. Segundo ela, a experiência de Eli Borges na máquina pública atende a essa exigência e garante defesa efetiva dos interesses do estado.
O evento também serviu para referendar a administração de Wanderlei Barbosa. Dorinha e Eli Borges apontaram o cumprimento de metas fiscais e a valorização dos servidores como fundamentos que necessitam de sustentação legislativa em Brasília. O governador reforçou a necessidade de união da bancada federal em torno das políticas públicas estaduais, relacionando os atuais indicadores econômicos e sociais à transparência do governo.
A organização destacou o perfil conservador e religioso de Eli Borges como estratégico para unificar esse segmento do eleitorado. Ao posicioná-lo ao lado de Professora Dorinha, a coalizão procura evitar a fragmentação de sua base e afirmar que a influência política e a obtenção de emendas dependem da continuidade do grupo hoje no poder.
Com informações de Atitude Tocantins
