','

'); } ?>

Rui Costa minimiza reunião de Lula com dono do Banco Master

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (2) que a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, ocorreu dentro da normalidade de encontros institucionais mantidos pelo governo com representantes do setor econômico.

Ao conversar com jornalistas, Costa disse que o chefe do Executivo recebe presidentes de bancos, empresários do agronegócio e dirigentes de entidades como o MST, entre outros atores. O ministro destacou que eventual conduta inadequada de alguma autoridade recebida no Palácio do Planalto não compromete o presidente.

Sobre a proposta de instalar uma comissão parlamentar de inquérito para apurar a atuação do Banco Master, o ministro declarou que o governo não orientou parlamentares contra a iniciativa. Segundo ele, assim como não cabe a um deputado indicar à Polícia Federal como investigar crimes, não cabe ao Executivo influenciar a forma de atuação do Congresso, cabendo ao Parlamento decidir sobre a CPI conforme o regimento interno.

Indagado a respeito da supervisão exercida pelo Banco Central sobre a instituição financeira, Costa evitou críticas e afirmou que a autarquia conta com servidores concursados e experientes que monitoram diariamente a situação das instituições, acrescentando não dispor de elementos para avaliar detalhes.

A reunião entre Lula e Vorcaro, que não constou da agenda oficial, ocorreu em 4 de dezembro de 2024, conforme divulgado pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. O portal Poder360 informou que o banqueiro esteve no Planalto em outras três ocasiões.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *