Lideranças do PT retomaram as articulações para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recrie o Ministério da Segurança Pública, extinto no início do atual governo. O movimento ganhou força após o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sinalizar que pretende deixar o cargo.
Segundo interlocutores petistas, a orientação é de que Lula só oficialize a nova pasta depois que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública for aprovada pelo Congresso Nacional. O texto, enviado pelo Executivo em abril, encontra resistência de parlamentares e tem análise na Câmara prevista apenas para 2026, logo após o recesso legislativo.
No entendimento do partido, retomar o ministério — que existiu na gestão de Michel Temer — ajudaria o governo a demonstrar ações concretas na área da segurança, tema que vem sendo cobrado em diferentes frentes.
A questão deverá ser debatida durante as comemorações do 46º aniversário do PT, programadas para ocorrer de 5 a 7 de fevereiro de 2026, em Salvador (BA).
Imagem: Internet
Com informações de Metrópoles
