A última semana de 2025 começa marcada por mudança no padrão climático em grande parte do Brasil. O enfraquecimento de um bloqueio atmosférico, associado à passagem de uma frente fria pela costa e à entrada de umidade trazida pelos ventos do oceano, favorece a formação de nuvens carregadas, amplia a área de chuva e reduz, ainda que parcialmente, as temperaturas elevadas registradas no Natal.
Previsão para segunda-feira, 29 de dezembro
Região Sul – A instabilidade se concentra principalmente no Sul. A chuva que se inicia no extremo sul do Rio Grande do Sul avança ao longo do dia para Santa Catarina e Paraná, com risco de temporais isolados e acumulados de precipitação elevados.
Região Sudeste – Após madrugada de tempo firme, são esperadas pancadas de chuva e temporais a partir da tarde, sobretudo em São Paulo e no sul de Minas Gerais. O calor persiste, mas não atinge os extremos da semana anterior.
Região Centro-Oeste – As pancadas de chuva voltam a ocorrer de forma mais generalizada. Há potencial para temporais pontuais no sul e no leste de Mato Grosso do Sul. Umidade e calor seguem altos.
Região Norte – Predomínio de tempo abafado e instável. Chuva moderada a forte é prevista para Amazonas, Pará, Rondônia e Acre. O Amapá tem aumento no risco de temporais.
Região Nordeste – As precipitações mais expressivas concentram-se no Maranhão e no sul do Piauí. Interior da Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba permanecem com tempo seco, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%.
Imagem: Fernando Frazão
Alertas
A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomendam atenção a avisos locais devido à possibilidade de rajadas de vento fortes, queda de granizo e grandes volumes de chuva em curtos períodos, capazes de provocar alagamentos e transtornos.
A tendência é de que o cenário de instabilidade se mantenha nos primeiros dias da última semana do ano, configurando um fim de 2025 com condições mais típicas do verão brasileiro.
Com informações de Olhar Digital
