O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) lançou sua pré-candidatura ao Senado por São Paulo neste domingo, 25 de janeiro, durante a comemoração de seu 70º aniversário.
No evento, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), descreveu o parlamentar como um dos principais articuladores da Casa e afirmou que ele deverá representar o povo paulista no Senado, apesar da ausência que deixará na Câmara.
Também participaram da celebração o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB); e o presidente do Avante, Luis Tibé.
Em setembro de 2025, Hugo Motta designou Paulinho da Força relator do projeto de lei que tratava da anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023. O deputado rejeitou a possibilidade de anistia ampla e reformulou a proposta para reduzir penas, transformando-a no chamado PL da dosimetria.
A Câmara aprovou o texto em 10 de dezembro, por 291 votos favoráveis, 148 contrários e uma abstenção. Uma semana depois, o Senado deu aval à matéria por 48 votos a 25. Em 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto, veto que ainda pode ser derrubado pelo Congresso.
Com informações de Gazeta do Povo
